domingo, 19 de agosto de 2007

Ciclovias em SP aumentam 50%!

Olha que legal!

Zona Leste ganhará 12,2km de ciclovia

Vai aumentar em 50% o tanto de ciclovias em SP... Só não sei quando. É lógico que isso ainda vai ser muito pouco absolutamente, mas claro que é um bom passo relativamente.

Veja o texto na íntegra, do Metrô News:

"Iniciativa integra o projeto Caminho Verde; custo total da obra será de R$ 9 milhões

Maria Domingues

Os moradores da Zona Leste terão uma alternativa mais econômica e mais rápida de locomoção - dependendo do tráfego de veículos -, com a implantação de uma ciclovia de 12,2 quilômetros, paralela à Radial Leste, entre as estações Tatuapé e Corinthians/Itaquera, da Linha 3 - Vermelha, do Metrô. A iniciativa integra o projeto Caminho Verde, apresentada ontem pelo governador José Serra (PSDB) e pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).

O projeto prevê ainda outras medidas de reurbanização, como a melhoria do sistema de iluminação, e a implantação de um novo projeto paisagístico ao longo da ciclovia, além da construção de bicicletário nas estações Carrão e Corinthians/Itaquera. O investimento é de R$ 9 milhões. Os recursos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente serão repassados ao Metrô por meio de um convênio já assinado.

O projeto deverá aumentar em quase 50% o total de quilômetros de ciclovia na Capital. Dados da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente mostram que São Paulo conta atualmente com menos de 30 quilômetros de ciclovia e pelo menos 250 mil bicicletas.

De acordo com Ivan Piccoli, coordenador de projetos de arquitetura do Metrô, não existe uma previsão de quantas bicicletas devem circular por essa nova via. O objetivo de construção dessa ciclovia é gerar um sistema, um novo elemento modal, que atraia demanda. "Estamos indo à frente de uma necessidade. O que sabemos é que já existem muitas pessoas que se valem desse trecho sem as mínimas condições de segurança", disse.

Piccoli afirmou que pelo menos 1,6 mil mudas deverão ser plantadas ao longo da ciclovia - uma a cada 7,5 metros. Serão espécies arbóreas de todos os portes, além de forrações, gramíneas e arbusto.

As lâmpadas de 900 postes serão re-qualificadas e a rede de alimentação elétrica passará a ser subterrânea, garantindo mais segurança ao ciclista ou pedestre, já que a via será de uso compartilhado.

Os biciletários terão 250 vagas, já contabilizando as vagas da Estação Guilhermina-Esperança, a pioneira, que já conta com 100 vagas."

Pró-Ciclista

Além disso, foi criado um grupo Pró-Ciclista na Prefeitura...

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=9752

Repórter da Folha
Ah, interessante a experiência do repórter da Folha... http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3824.shtml

Nenhum comentário: